Você vai querer uma Startup também

Com certeza você já ouviu esse termo “Startup” por aí, mas talvez você não saiba o que ele realmente significa no mundo dos negócios. Então espera um pouquinho que vamos explicar:

Essa palavra foi criada para nomear as “jovens empresas”, ou seja, empreendimentos que acabaram de ser lançados no mercado e ainda não possuem bases sólidas, porém com grande potencial de crescimento.

Os principais quesitos para que um projeto seja considerado um startup são: ser um empreendimento escalável (que cresce muito com pouco investimento), repetível (que entregue um serviço padronizado para qualquer consumidor) e que conte com o auxílio tecnológico em sua logística.

Ficou curioso? Saiba que o Brasil é considerado o 13° melhor lugar do mundo para criação e investimento em Startups e já conta com diversas marcas grandes que surgiram assim e hoje faturam bilhões anualmente, como por exemplo a 99táxi, que é considerada o primeiro unicórnio do Brasil nesse cenário (unicórnio é a denominação utilizada para definir Startups que atingem o topo da escalada com rendimentos altíssimos e se tornam empresas estáveis) com ações avaliadas em US$ 1 bilhão.

Mas para trilhar esse caminho do sucesso é preciso muito estudo e planejamento antes. O processo de criação é, sem dúvidas, o mais importante. Ter um perfil empreendedor é ideal para desenvolver um projeto que atenda a necessidade de um público da forma mais criativa, prática e de baixo custo que puder. Afinal, são essas características que vão garantir o sucesso de uma Startup.

O uso da tecnologia também é algo muito importante. Porque são por meio de dispositivos digitais –tablets, computadores, smartphones- que a maioria das startups se sustentam como base de mercado. Aplicativos e plataformas passam a substituir a presença de um lugar físico e isso diminui –e muito- os gastos na hora de colocar tudo em prática.

Claro que você vai precisar de muito mais estudo para desenvolver um bom plano de negócios, criar uma logística acessível, procurar meios de arrecadar capital e compor um grupo colaborativo que conte com habilidades distintas para auxiliar na maturação do seu projeto. Mas ter noção do que se trata já é o primeiro passo para despertar sua criatividade e ânimo numa empreitada como essa.

Aqui na Evolute nós contamos com dezenas de cursos que podem ajudar na capacitação da sua equipe, como Assistente de Marketing, Designer Multimídia, Programador Mobile, Web Designer e o completo curso de Empreendedorismo. Procure a unidade mais próxima e conheça melhor esses cursos. Quem sabe você não é o próximo CEO de um unicórnio brasileiro?!