Saiba porque e como ter um plano de carreira

Você sabe por que é tão importante ter o seu próprio plano de carreira? Se não sabe, tudo bem, a Evolute vai explicar para você hoje. Continue lendo e aprenda não só a importância, mas também como desenvolver o seu.

Antigamente, um bom profissional era aquele que começava em uma empresa e permanecia nela até se aposentar, subindo de cargo como uma premiação por ser um funcionário leal. Hoje em dia, porém, esse conceito mudou; Bom profissional é aquele que evolui dentro de qualquer ambiente de trabalho e agrega experiências ao seu currículo. Calma! Isso não significa que você deve trocar de emprego todo mês ou ano, significa que tudo bem ambicionar outros cargos e locais de trabalho sem ficar na neura de isso pesar no seu currículo. E o plano de carreira vai te ajudar a desenhar sua evolução profissional!

O primeiro passo para começar seu plano de carreira é: identificar o seu cenário atual. Qual sua posição? Qual é o estado que você se encontra na vida? Trace tudo aquilo que faz parte da sua realidade de hoje. Por exemplo, sua ocupação, as funções que você desempenha, o quanto você ganha, etc.

O segundo passo é estabelecer suas metas. Lembre-se: meta e sonho são coisas diferentes, sonhos tendem a se perder no meio do caminho, já as metas são objetivos reais e possíveis de serem alcançados. Aonde você quer chegar? Qual cargo e em qual empresa você quer ocupar? Quais são as funções dessa ocupação? Quanto você quer receber?

Depois de estabelecer seu ponto de partida e o de chegada, o terceiro passo é criar um caminho que ligue um ponto ao outro. Para criar esse trajeto é necessário observar e destacar todos os seus pontos fortes e fracos para ter uma noção real do que falta para você se equiparar com o perfil desejado. Pesquise, compreenda e busque complementar cada vez mais seus conhecimentos, use e abuse de cursos profissionalizantes que vão abrilhantar seu currículo. Quanto mais conhecimento, melhor!

Outra dica importante é tentar estabelecer metas pequenas ao longo do seu trajeto. O legal dessas metas menores é que elas podem ser cumpridas em um prazo menor, como por exemplo, começar um novo curso, ir à workshops ou palestras relacionadas a sua função ambicionada, etc. Dessa forma sua evolução fica mais palpável e a cada nova conquista você alimenta seu ânimo para seguir firme no plano de carreira.

Monte uma planilha ou simplesmente anote na sua agenda. Sempre dê uma olhada no seu plano para saber onde você está e o quanto falta para chegar ao objetivo máximo. Seja persistente, não desista!

A Evolute oferece um extenso catálogo de cursos, conte com a gente para te ajudar a evoluir! Conheça um pouco mais sobre eles: http://evolutecursos.com.br/