Bons leitores são profissionais melhores

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 02 de abril (hoje), como homenagem ao aniversário do dinamarquês Hans Christian Andersen: considerado o primeiro autor a se preocupar com a adaptação de fábulas e contos para a linguagem infantil. O primeiro a trazer, também, morais e reflexões ao final das histórias com o intuito de agregar valores e princípios na criança em formação. Alguns exemplos de suas histórias mais conhecidas são “Patinho Feio” e “ A Pequena Sereia”.

No Brasil lidamos com um alto índice de “analfabetismo funcional”, o qual 29% da população se enquadra nessa categoria. Que se trata de pessoas aptas a ler e a escrever, porém que apresentam grande dificuldade na interpretação de textos e falas. Ou seja, não possuem a capacidade de compreensão crítica e intelectual.

Esse fenômeno é uma consequência direta da carência de crianças e jovens leitores.  O brasileiro lê em média de 2 a 3 livros por ano, apontando um índice baixíssimo de leitura no país, o que explica o quadro de analfabetismo exposto acima.

É comprovado cientificamente que o hábito de ler estimula o cérebro, aumentando as conexões neurais de forma que a performance seja muito mais eficaz e ativa. Além de aumentar significativamente a criatividade, a facilidade na resolução de problemas, o aumento da capacidade estratégica e lógica e principalmente: incitar o senso crítico.

Por isso, é tão importante que a rotina de leitura seja inserida desde a infância. A receptividade na hora de aprender é muito maior, e essa habilidade torna os estudos na juventude e na fase adulta mais fáceis e proveitosos.

O papel das escolas é muito importante nesse processo, mas é preciso contar com o auxílio da família em casa também, para que essa prática seja mais natural e divertida, despertando o interesse e a curiosidade das crianças. Afinal, o exemplo vindo daqueles que nossos pequenos admiram é o maior incentivo.

Portanto, vamos comemorar a data de hoje exaltando e lembrando a todos a necessidade de ler e aprender. Mostre para uma criança seu livro de infância favorito! Dê um livro para seu filho, neto, sobrinho ou amigo! Faça parte dessa corrente de fomento à literatura e seja também responsável pelo futuro brilhante de nossas crianças.

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil!!!