Curiosidade: De onde surgiu a festa junina?

A festa como conhecemos hoje foi introduzida no Brasil pelos portugueses, mas o povo indígena já comemorava sua própria “festa junina” no mês de junho. Estudos antropológicos apontam que essa comemoração é anterior à era cristã, ou seja, a origem dela não vem do dia de São João Batista (24 de junho).

Na verdade, essa grande comemoração ocorrida neste mês tratava-se de rituais pagãos em homenagem ao Solstício de Verão no hemisfério norte e Solstício de Inverno hemisfério sul (21 de junho), onde os povos da Antiguidade faziam oferendas pedindo fartura nas colheitas etc. Como o culto tinha bastante força por entre os povos mesmo depois do surgimento do Cristianismo, a Igreja resolveu incorporar à data dias de homenagem aos três santos deste mês: São João Batista, São Pedro e Santo Antônio.

Em Portugal, assim como nos demais países europeus, a festa tem muita força devido ao segmento católico e o povo lusitano introduziu essa cultura aos nativos brasileiros. Mas como mencionado anteriormente, os índios também já realizavam seus próprios rituais de adoração de cunho pagão. Por isso a festa junina brasileira é tão diferenciada em vários cantos do país.

Além das influências indígenas e portuguesas, a festa junina brasileira também absorve elementos da cultura chinesa, francesa e espanhola. Por exemplo, a dança que influenciou a quadrilha tem origem francesa, bem como o costume de soltar fogos de artifício é chinês e a dança de fitas vem da Espanha e de Portugal.

Apesar de ser expressiva em toda a extensão do país, é no Nordeste que a festa tem mais destaque: muita dança, comidas típicas, músicas tradicionais e grandes homenagens aos Santos Juninos. As maiores festas ocorrem em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Agora que você já conheceu a origem da Festa Junina, aproveite que hoje é dia de São João e vá comemorar também e boas festas!!!