Resumão para te salvar na hora da redação

A redação se tornou uma das principais portas de entrada tanto para o âmbito acadêmico como para o profissional. Portanto, se você ainda não se sente preparado para escrever uma dissertação com qualidade, essa é a hora de começar a trabalhar nessa falha.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas informações importantes que vão auxiliar na hora de colocar a mão na massa! Confira com a gente:

Elementos da dissertação

Tese: é o seu posicionamento sobre determinado tema. É colocado no início do texto e deve ser claro e objetivo.

Introdução: logo após a tese, você deve dar um breve resumo de quais serão os argumentos utilizados ao longo do texto, para que compreendam melhor seu posicionamento.

Desenvolvimento: é importante que separe pelo menos dois parágrafos para discorrer seus argumentos. E lembre-se: Use fontes verdadeiras, como bases científicas, filosóficas, históricas etc.

Conclusão: é muito importante amarrar seu texto com uma conclusão coerente. Seja apresentando uma proposta de intervenção ou demonstrando a reflexão causada pela dissertação.

Dicas importantes

- Cuidado com a gramática! A escrita correta do Português é de extrema importância para garantir um bom texto;

- Procure conhecer o máximo de temas que puder. Acompanhe noticiários, jornais e revistas que discutam pautas da atualidade, é assim que você fica pronto para qualquer tema proposto;

- Produza muitos textos e cronometre-os para que fique cada vez mais afiado e acostumado a escrever bem e em pouco tempo;

- Leia! Um bom escritor é, antes de tudo, um ótimo leitor. Lembre-se disso!;

- Evite clichês e frases feitas, elas empobrecem sua redação;

- Não ultrapasse o limite de 30 linhas. Todas as linhas excedidas podem – e provavelmente serão- desconsideradas;

- Procure sintetizar seu texto em cinco parágrafos de 5 ou 6 linhas;

- Na hora do título nada de usar verbos e nem ponto final: somente frases curtas e nominais.

Agora que você já aprendeu um pouquinho mais sobre o assunto, pegue lápis e papel e comece a treinar.  A perfeição vem com a prática!

Bons estudos e boa redação. :)