Cada dia mais a população acima dos 60 anos está buscando formas de se atualizar a respeito das novas tecnologias, e as escolas que se preparam es estão largando na frente. 

"/> Cada dia mais a população acima dos 60 anos está buscando formas de se atualizar a respeito das novas tecnologias, e as escolas que se preparam es estão largando na frente. 

"> Cresce procura de cursos de tecnologia e informática para idosos
Cresce procura de cursos de tecnologia e informática para idosos

Cada dia mais a população acima dos 60 anos está buscando formas de se atualizar a respeito das novas tecnologias, em especial da internet. Cursos que abordam a temática e são voltados para o público idoso estão ganhando destaque nas instituições de ensino. As escolas que se preparam para receber esses estudantes estão largando na frente nos quesitos evolução e lucratividade.

O Brasil possui mais de 30 milhões de idosos. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, em 2030 a população com idade superior a 60 anos vai ultrapassar o número de crianças entre zero e 14 anos e o país terá o quinto maior número de idosos no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2050 o planeta contará com 2 milhões de idosos.

No momento que a população mais velha opta por fazer um curso na área de tecnologia ou informática, normalmente o motivo está ligado a comunicação. Ao se aproximarem de computadores, smartphones e outros aparelhos que possibilitam o contato, terão mais acesso aos familiares e poderão se comunicar com mais facilidade, muitas vezes, voltando a ter acesso a parentes e amigos que há tempos não veem.

O curso de Informática Melhor Idade da rede Evolute Profissionalizantes e Idiomas tem sido muito procurado nos últimos anos e é um exemplo de como o público vem crescendo. Desenvolvido com muita cautela e riqueza de detalhes, o curso possibilita que idosos aprendam com mais facilidade o conteúdo da aula. Este aluno também é tratado de forma diferenciada pelos instrutores, que aproximam mais o contato, dão mais atenção e reservam mais tempo para esclarecer dúvidas durante o período de ensino.

O conteúdo dos cursos similares ao da Evolute permite que o aluno aprenda a utilizar com eficiência um computador para tarefas do dia a dia, a se comunicar através das principais redes sociais e também aborda a função de alguns programas instalados nas máquinas.

A aproximação do público mais velho da tecnologia é extremamente importante para a independência do idoso, a saúde mental e a inclusão social. Por isso, empresas que desenvolvem produtos e/ou serviços que visem unir a população mais velha da modernização, terão destaque nos próximos anos. 

Como vimos no início do texto, a população com idade superior a 60 anos tende a crescer muito nos próximos anos e buscarão cada vez mais conhecimento. Cabe ao mercado de educação se fortalecer para atender com qualidade a demanda está surgindo.