5 dicas para quem tem dificuldade de organizar a vida financeira

Quer saber como começar a ter uma educação financeira o mais rápido possível? Continue lendo que você vai descobrir e começar a se organizar financeiramente A-GO-RA!

Ao contrário do que todo mundo pensa a primeiro momento, poupar não é só colocar moedinhas que sobram no cofrinho com a intenção de alguns meses depois abrir e comprar algo que queria. Poupar é um hábito diário e que exige disciplina e determinação, mas que traz como resultados uma melhor condição de vida e tranquilidade financeira no seu futuro.

Para te ajudar nessa importante tarefa de controlar seus gastos, preparamos 5 dicas fundamentais para você seguir:

1- Anote suas despesas e receitas.

Existem várias formas de materializar esses números. Há quem prefira planilhas, quem goste mais de aplicativos no celular, tem também quem opte por escrever manualmente em um caderno ou até mesmo digitar no PC. Escolha a forma que te deixe mais familiarizado e comece a registrar tudo aquilo que você receber no mês e TODOS os gastos –até os mais bobos- para você ter noção de como funciona seu fluxo monetário.

2- Quite suas dívidas.

Procure pagar suas dívidas nas datas certas, isso impedirá que gaste o dinheiro com outra coisa. Se seus débitos forem maiores que sua receita, o ideal é que você procure negociá-las de forma que sua renda mensal honre todos os seus compromissos.

3- Separe uma parcela de dinheiro para a poupança!

É imprescindível que você tenha uma reserva de emergência para cobrir qualquer imprevisto que possa vir a ter. Se o seu carro ou a sua geladeira estragarem agora, você teria como cobrir as despesas sem precisar gastar um dinheiro destinado a outra coisa? Se a sua resposta for não, significa que está mais do que na hora de começar a poupar para sua reserva.

4- Estabeleça metas.

Quanto você pretende acumular dentro de um ano com suas economias? Ou daqui há 5 anos? Defina um objetivo e um destino para o dinheiro que quer guardar, isso facilitará o processo de evitar gastar desnecessariamente em nome de algo que você quer muito.

5-  Aprenda a investir.

Hoje em dia é possível investir com menos de R$50,00! Fale com seu gerente de banco ou entenda por meio de vídeos e matérias educativas na internet sobre como investir e comece também. Dinheiro parado não aumenta de valor!