5 Dicas que vão turbinar o seu estudo

Todo mundo tem essa dúvida de como estudar da maneira mais proveitosa possível, não é mesmo? Afinal, não adianta passar horas lendo e anotando conteúdo sem que haja absorção. Por isso, trouxemos 5 dicas infalíveis que vão fazer com que seu aproveitamento seja o mais alto possível! Vem conferir:

1. Escreva

Só ler ou só assistir pode te fazer acreditar que está entendendo tudo. Mas na hora de fixar...

Por isso procure sempre criar suas anotações de resumo, elas vão servir como gatilhos mentais de resgate a uma informação. Assim, você vai se lembrar com maior facilidade e poderá assimilar o conteúdo no seu cérebro.

2. Ensine

Você já ouviu falar que quem ensina, aprende duas vezes? E é verdade! Toda vez que repassamos uma informação a alguém, nós fixamos ainda mais na nossa memória.

Portanto, ensine nem que seja para os seus cadernos! Após cada tópico estudado e anotado, finja que você é um professor e está ensinando a alguém. Em estudos em grupo essa ferramenta é ainda mais eficaz.

3. Discuta

Se você é estudante autônomo (que estuda somente em casa), não pense que essa dica não se aplica também! Claro que em um ambiente escolar discutir sobre matérias abordadas é muito mais fácil, mas nada te impede de conversar com um amigo ou parente sobre o que está aprendendo.

Pedir novos pontos de vista, conversar com alguém que tenha propriedade no assunto etc. só vai te ajudar a incrementar com detalhes seja qual for o tema estudado. E acredite: detalhes fazem toda a diferença!

4. Pratique

Com certeza a dica mais ouvida e também a mais eficaz: só se aprende fazendo.

Então, sempre que aprender algo novo busque exercícios para desenvolver. Seja humanas, línguas, exatas ou biológicas: é preciso estimular o nosso cérebro a criar soluções baseado em teorias que já foram fixadas com as dicas ali de cima.

5. Revise

Por último, mas não menos importante: revise pelo menos uma vez por mês o que você já estudou!

Revisar não significa ter que estudar tudo de novo com o mesmo tipo de atenção. Na revisão, o importante é lembrar nosso cérebro com as informações rápidas anotadas da dica 1 e assimilar o conteúdo obtido. Quanto mais você revisar, mais fresco seu estudo vai se manter e, assim, seu desempenho em qualquer prova ou aplicação será espetacular!