O estágio é o primeiro passo da carreira profissional. A partir dele o jovem desenvolve habilidades, aprende ofícios e inicia o planejamento para o mercado de trabalho.

"/> O estágio é o primeiro passo da carreira profissional. A partir dele o jovem desenvolve habilidades, aprende ofícios e inicia o planejamento para o mercado de trabalho.

"> 4 dicas para conquistar o primeiro estágio
4 dicas para conquistar o primeiro estágio

O estágio é o primeiro passo da carreira profissional. A partir dele o jovem desenvolve habilidades, aprende ofícios e inicia o planejamento para o mercado de trabalho. As atividades são desenvolvidas por alunos de diferentes níveis de ensino, dentro de empresas que buscam complementar a educação das salas de aula oferecendo aprendizado profissional, cultural e também social.

Entre os principais benefícios ofertados está a integração dentro de uma equipe de trabalho, no qual o jovem aprende a socializar e trocar experiências com os demais colegas.   

Apesar de muitas vezes ser remunerado, o estágio não é considerado um emprego. Segundo a lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, que regulamenta a atividade, estágio é um ato educativo escolar supervisionado, ou seja, um complemento no ensino. Por isso, é importante e recomendado começar a carreira como estagiário.

Para ajudar na conquista a primeira oportunidade, reunimos algumas dicas valiosas. Veja abaixo:

 Defina a área desejada

 

É importante, antes de buscar uma vaga de estágio, definir as áreas que mais lhe agradam. Nesse começo, pode ser difícil optar apenas por uma, então elabore uma lista com os campos de atuação que mais gosta e que desejaria conhecer melhor. Quanto mais se interessar pelo segmento, mais fácil será o processo de adaptação em um provável espaço no mercado. Esse é o momento de começar a pensar na profissão que deseja para o futuro.

 

Encontre as vagas

É interessante lembrar que existem estágios para o ensino médio, técnico e superior, e o mercado está repleto de instituições que buscam ligar os estudantes as empresas interessadas na contratação, isso sem nenhum custo para o estudante. Por isso, fique atento. Busque essas entidades, cadastre-se e encontre as opções que mais se encaixam com o seu perfil. Candidate-se. Depois é só torcer para ser selecionado para uma entrevista. Uma dica: o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Nube Estagiários e Aprendizes são excelentes plataformas para encontrar uma oportunidade.   

 

Elabore um currículo

Depois de passar por todos esses processos chegou o momento de elaborar o currículo. É importante desenvolver um modelo estratégico e específico para o perfil de cada vaga. Isso aumentará as chances de ser selecionado para um processo seletivo presencial. Outro ponto fundamental: não encha o CV com informações desnecessárias. Inclua apenas o que acredita ser importante para a oportunidade, além dos dados de contato, endereço, grau de escolaridade, cursos e objetivo. Se não tiver experiências anteriores, inclua trabalhos acadêmicos relevantes. Serviço voluntário deve sempre ser destacado. Mas lembre-se: nunca omita nenhuma informação, isso pode trazer consequências gravíssimas.  

 

Processo seletivo

Se você chegou ao processo seletivo já pode vibrar, porém a vitória ainda não está garantida - a vaga até o momento não foi conquistada, mas alcançar essa fase afirma que você foi bem em todos os outros quesitos. Ter êxito na seleção final vai depender muito de você, então, se prepare! Estude a história da empresa, o que ela oferece ao mercado, tarefas do cargo que está concorrendo e tudo mais que puder. Reflita no que poderá contribuir para o crescimento e desenvolvimento da companhia. A partir da pesquisa, escolha um dress code adequado para o local e esteja com uma boa aparência. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Na entrevista, mostre que está interessado na oportunidade, que tem desejo de aprender e colaborar para o avanço da empresa.   

Seguindo esses passos a conquista do primeiro estágio ficará muito mais próxima, contudo, é essencial continuar buscando conhecimento extra como cursos profissionalizantes e o domínio de uma segunda língua. Essa dica vale tanto para quem está visando um cargo quanto para quem começou a estagiar, as chances de ser efetivado aumentarão consideravelmente. 

A Evolute Profissionalizantes e Idiomas pode colaborar com o seu desenvolvimento. Nossas escolas oferecem mais de 70 opções de cursos em diversas áreas do conhecimento que ajudarão no seu desenvolvimento profissional.